Coluna: Segundas intenções

Olá, meu nome é Tamara e eu gostaria de te convidar para iniciar essa jornada comigo – A jornada que proponho é de autodescoberta, reconexão, empoderamento e desenvolvimento de uma forma mais positiva de ver e lidar com os desafios.

Essa coluna é para você: mulher brasileira que mora no exterior e que de uma forma ou outra foi deixando os seus sonhos de lado e está se sentindo abalada e afetada pelas diversas dificuldades e desafios vivenciados no seu dia a dia.

Gostaria de aproveitar esse momento para expressar minha felicidade e gratidão em fazer parte como colunista do site do Conselho de Cidadãos Brasileiros do Sul da Califórnia ao lado de algumas das pessoas mais brilhantes, criativas e inspiradoras que conheço e que doam a cada dia o seu coração e o seu tempo em prol do Conselho. Sinto um grande prazer ao saber que nossa missão é servir a comunidade brasileira que vive no sul da Califórnia, estou muito animada por ter a oportunidade de fornecer um conteúdo significativo e profundamente transformador.

Sou brasileira, mãe, esposa, artista, amiga, Coach Transformacional, especialista e consultora em estilo de vida Ayurvedico e criadora do The global Soul Movement, um programa para mulheres brasileiras que vivem no exterior.

Assim como você, eu também moro fora do Brasil. Morei por três anos na Índia, 3 anos no Texas e agora moro na Califórnia. Amo viajar e ter a experiência de vivenciar outras culturas.

CardDeck30_20150924_0001-2

Ilustração: Tamara Lopes

Ter a oportunidade de viver no exterior para muitas pessoas é uma experiência gratificante, rica e inesquecível, mas para outros, não é bem assim. Viver em um outro país envolve questões desafiadoras e limitantes como o idioma, a cultura, o clima, as relações sociais, e muitos outros fatores. A adaptação pode ser ainda mais difícil quando as culturas possuem diferenças extremas, ou quando não estamos internamente fortalecidas ou abertas para essa nova experiência ou essa nova fase da vida. Nossas escolhas e nossa capacidade de adaptação possuem uma forte relação com nossas experiências pessoais, experiências que já vivemos anteriormente em nossa vida e muitas outras coisas.

Essa adaptação e coexistência em diferentes culturas envolve sair da sua zona de conforto e olhar atentamente para todas as crenças que ditamos como certo e errado. Nós criamos esses valores e conceitos durante nossa vida através da  nossa família, religião, amizades, cultura e outras coisas. Viver no exterior nos força a questionar e desafiar essas crenças, que podem muitas vezes provocar o medo, ansiedade e outras emoções negativas que dificultam o processo de adaptação em uma outra cultura. Iremos falar mais sobre esses aspectos mais detalhadamente nessa coluna futuramente.

Bem, mas agora você deve estar se perguntando: “Qual é assunto e o objetivo dessa coluna?”

Confira o primeiro artigo escrito pela nossa Colunista Tamara Lopes:

 

aw-21Tamara Lopes é Criadora do The global soul movement, Coach Transformacional e Especialista e Consultora em Estilo de Vida Ayurvedico certificada pelo the American Association of Drugless Practitioners e membro do the International Association of Health Coaches.   Arte Terapeuta, no Brasil sempre atuou na área de Saúde Mental, trabalhou em hospital psiquiátrico atuando com terapias holísticas e Integrais.  Tamara mora fora do Brasil há nove anos e três desses anos foram passados na Índia, onde pôde aprofundar os seus conhecimentos em ayurveda, práticas de meditação e yoga, e também concluiu várias especializações incluindo estudos no Art of Living, e mestrado em Reiki Usui e Tibetano. Estudou com grandes mestres e viveu o dia-a-dia da cultura indiana.Desenvolveu uma forma de atuação única, que oferece uma abordagem integrada de cuidado, que tem como foco o processo de auto-conecimento e a união da mente-corpo-espírito o que desperta no indivíduo a capacidade de transformação. Atualmente, mora nos Estados Unidos, onde obteve sua formação de coach e onde desenvolve um trabalho com brasileiras que moram fora do país, além de estar escrevendo o seu primeiro livro.

 

 

 

%d bloggers like this: