Terremoto: sobrevivência à mão

por Aryadne Woodbridge e Renato Ackerman

Conselho de Cidadãos (Sul da Califórnia) – Adaptar-se a uma nova cultura num país diferente é um processo complexo para imigrantes e aqui na Califórnia não é diferente, principalmente porque além da cultura americana e o estilo de vida multicultural da costa Oeste dos EUA, os brasileiros precisam se adequar a situações de emergência; como ataques terroristas, active-shooters, e catástrofes naturais; como terremoto, tsunami, brush fires – Situações desconhecidas para os brasileiros.

 

Descrição de um fenômeno Sísmico (Terremoto)

“A maior parte dos sismos ocorrem nas fronteiras entre placas tectônicas, ou em falhas entre dois blocos rochosos.[3] O comprimento de uma falha pode variar de alguns centímetros até milhares de quilômetros, como é o caso da falha de Santo André na Califórnia, Estados Unidos.
Só nos Estados Unidos ocorrem de 12 000 a 14 000 sismos anualmente (ou seja, aproximadamente 35 por dia). Baseado em registros históricos de longo prazo, aproximadamente 18 grandes sismos (terremotos ou terramotos, de 7,0 a 7,9 na escala de magnitude de momento) e um terremoto gigante (8 ou superior) podem ser esperados no período de um ano.
Entre os efeitos dos sismos estão a vibração do solo, abertura de falhas, deslizamentos de terra, tsunamis, mudanças na rotação da Terra, mudanças no eixo terrestre, além de efeitos deletérios em construções feitas pelo homem, resultando em perda de vidas, ferimentos e altos prejuízos financeiros e sociais (como o desabrigo de populações inteiras, facilitando a proliferação de doenças, fome, etc).
O sismo registado de mais alta magnitude de momento foi o Sismo de Valdivia ou “Grande Sismo do Chile” em 1960 que atingiu 9,5 na escala de magnitude de momento, seguido pelo sismo do Alasca de 1964 que atingiu 9,2 na mesma escala.” Wikipedia https://pt.wikipedia.org/wiki/Sismo

 

No caso de uma emergência de larga escala, aonde os serviços públicos estarão sobrecarregados, a FEMA dita:

 “Os cidadãos terão de se virar sozinhos por pelo menos 72 horas.”

Preparar-se para o antes, durante e o depois de um evento sísmico de grande proporção é responsabilidade de todos os indivíduos que residem em regiões de risco como o Sul da Califórnia. Como acima mencionado, é preciso ter à mão itens e equipamentos que te ajudarão à enfrentar a emergência com segurança desde o momento em que a terra começar a tremer até aquela hora em que remédios corretos te ajudarão a cicatrizar feridas, tratar doenças contagiosas ou quando equipamentos- como luvas e apitos te ajudarão a socorrer vítimas, cavar buracos sem se machucar, apitar para ajudar a ser encontrado caso esteja soterrado. Assim como estes exemplos, existem outros equipamentos de sobrevivência que precisam estar dentro da sua mochila de sobrevivência.

“Na Costa do Pacífico dos Estados Unidos e do Canadá comenta-se sobre The Big One, o próximo terremoto de grande magnitude que ocorrerá na região, que está na falha de San Andreas. Segundo a BBC, “tanto no sul da Califórnia como na região da baía de San Francisco existe uma probabilidade superior a 90% de que nas próximas décadas ocorra um sismo de mais de 7 graus de intensidade”.
O Escritório dos Serviços de Emergência da Califórnia lembra que, mesmo com os planos de emergência previstos, “os cidadãos terão de se virar sozinhos por pelo menos 72 horas”, um conselho que se repete em outras regiões de risco como no Canadá e no México, país afetado por cinco placas tectônicas.”  fonte; El Pais http://brasil.elpais.com/brasil/2015/04/27/internacional/1430152000_608140.html

Pensando nisso, o Conselho de Cidadãos brasileiros do Sul da Califórnia decidiu oferecer aos brasileiros mais informações sobre a importância da obtenção e usos e adequados de mochilas de sobrevivência diante de uma catástrofe natural. E junto com o Conselheiro Renato Ackerman, especialista CERT e idealizador do CERT BRAZIL, criamos um evento especialmente dedicado aos brasileiros que residem em regiões de alto risco de abalo sísmico.

0-2Neste evento, você participará de uma oportunidade única de informar-se sobre Kits de Sobrevivência (Emergency/Earthquake bags):

  • Como preparar o meu kit pessoal, ou de minha famíla?
  • Devo comprar os que já existem prontos?
  • Crianças e bebês, como são os kits deles?
  • Eu tenho pets. Existem kits especializados?
  • Onde devemos ter acessível estas mochilas? Em casa? No trabalho? No carro?
  • Qual o melhor lugar na casa para deixar o kit/mochila preparada para ser usada?
  • O que temos que ter dentro desta mochila?
  • O que é DESNECESSÁRIO dentro das mochilas?
  • O que são e as diferenças entre: B.O.B. (Bug-Out-Bag), Get-Home-Bag e E.D.C. (Every-Day-Carry)?
  • Sites de informação sobre o assunto
  • Review sobre sites de compra de kits e/ou ítens em separado
  • Depoimentos de especialistas sobre a importância de carregarmos estas mochilas

 

** O QUE FAZER SE EU RECEBER A ORDEM DE EVACUAR MINHA RESIDÊNCIA OU MEU LOCAL DE TRABALHO? (Mandatory Evacuation)

** O QUE FAZER SE EU RECEBER A ORDEM DE NÃO SAIR DE MINHA RESIDÊNCIA OU MEU LOCAL DE TRABALHO? (Shelter-in-Place)

 

Mas o que significa Mochilas de Sobrevivência ou Earthquake bags?

As mochilas de sobrevivência são , como o nome já diz, mochilas ou bolsas adequadamente planejadas e equipadas com itens relevantes para sua sobrevivência no caso de emergências quando você precisa estar preparado para sobreviver fora da sua residência, por exemplo,  no momento de um terremoto.  

Essas mochilas ou bolsas devem estar preparadas em local de fácil acesso num momento de caos. Alguns lugares essenciais para estrategicamente posicionarmos estas mochilas são: debaixo da cama, no hall de entrada e saida da casa e  dentro dos carros – já pensou se o terremoto acontece enquanto você está dirigindo longe de casa.  Daí pensamos que precisamos adequar quantidade de mochilas também em relação ao número de familiares e pets, inclusive, que residem juntos.  

E o que devemos ter dentro dessas mochilas?

Lanternas, apitos, luvas, comida não perecível, cópia dos documentos e até chinelos e tennis são bons exemplos.  Há quem mantenha carrinhos de bebê sempre no porta-malas do carro -para transportarmos os bebês de forma segura e confortável durante caminhadas que podem ser longas.  O ideal é imaginarmos uma situação grave mesmo, infelizmente.

Detalhes importante como os itens necessarios e desnecessarios dentro das mochilas de emrgência serão apresentados e discutidos durante o evento  do dia 13 de agosto de 2016. Vale a pena participar! 

Para participar registre-se no link https://www.eventbrite.com/e/como-montar-meu-kit-de-sobrevivencia-cert-brazil-los-angeles-tickets-26695253221

IMPORTANTE: Este evento será realizado na sala de aula da maior distribuidora de produtos de sobrevivência da California, no mesmo local aonde fica a sua loja/show-room, portanto se desejar, após a palestra você terá a facilidade de comprar tudo o que precisa. – Participantes deste evento terão 10% de desconto na loja.

   – Sentiu a terra tremer? Pegue sua mochila imediatamente!

 

E mais:

Esta será uma grande oportunidade de conhecer o CERT Brazil – Los Angeles, e poder conhecer os integrantes da primeira turma a ser treinada no segundo semestre.

 – Agradecimentos especiais à Aryadne Woodbridge.

PARKING

O local possui estacionamento para 28 carros mas há sempre muitas vagas na rua, sem problemas.

WHENSaturday, August 13, 2016 from 2:00 PM to 3:30 PM (PDT) – Add to CalendarWHERESOS Survival Products – 15705 Strathern St, Los Angeles, CA 91406 – View Map



Categories: Ajude quem precisa, seja voluntário!, brasileira, Brasileira imigrante, Brasileiros em Los Angeles, Brasileiros em Orange County, Brasileiros em San Diego, Brasileiros no Mundo, Comunidade, Consulado geral Do Brasil em los Angeles, Coração da imigrante, Cultura, Educação, Emergência, Uncategorized, Vivendo no Sul da Califórinia

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: