Segundas intenções: 5 passos essenciais para viver as mudanças de forma positiva e transformar obstáculos em oportunidades.

 

Olá, queridas mulheres brasileiras

Acabei de me mudar novamente, já são 8 casas em 8 anos , mas hoje não vim para falar apenas de mudanças geográficas, mas sim para falar de mudança como um todo.  O simples fato de existir já traz mudanças, os desafios e impulsos que nos tiram da zona de conforto, possuímos disposições e tolerâncias diferentes em relação a esse tema. Algumas pessoas são mais abertas e aceitam as mudanças com maior facilidade, outras se sentem tão confortáveis com mudanças que estão sempre buscando algo novo, e ainda existem aquelas pessoas, que creio que são a maioria, que possuí uma resistência maior em relação as situações de mudanças e a impermanência da vida.

Não é à toa que a rotina que criamos e vivemos diariamente se chama ZONA DE CONFORTO, esta rotina é realmente um “lugar” onde nos sentimos confortáveis e seguros, onde grande parte das coisas acontecem da mesma forma todos os dias e isso nos proporciona segurança, essa sensação de controle e segurança faz com que você se apegue a essa rotina e se sinta ameaçado com qualquer coisa nova que possa surgir, esta dinâmica pode ser vista como ruim ou no mínimo desafiadora.

Não estou falando apenas sobre se mudar de uma casa, cidade ou país, essas mudanças acontecem com as coisas mais corriqueiras como as férias das crianças na escola, visitas em casa, a mudança de horários de suas atividades semanais, a mudança de emprego, o final de um ano letivo, filhos em casa, graduação, indo para o Brasil de férias ou viagens em geral e etc.

A impermanência é um dos ensinamentos básicos do Budismo e o mesmo fala que a verdade básica é que tudo muda. Tudo está em movimento. Olhe ao seu redor, na natureza, tudo está em processo de transformação de mudança. A impermanência é a natureza essencial das experiências que vivemos e de quem somos, estamos em constante transformação. Aprendi que a mudança é algo constante em minha vida, e o simples fato de aceitar essa realidade e abraçar as mudancas me fez aprender a vivencia-las de uma forma mais transformadora e positiva.

Existe um mundo mágico fora da sua zona de conforto!

Vejo a mudanca como uma possibilidade de renovação, de ver o novo como algo positivo, me sinto mais viva, consigo enxergar milhões de possibilidades e com isso criar a minha realidade. Com o mindset correto uma mudança traz a rica possibilidade de reavaliar a sua vida, de desapegar do que não lhe serve mais, de traçar novos objetivos e reavivar os antigos objetivos que ainda te servem e te concedem a chance de reescrever a sua história!

Lidar com mudanças é algo constante na vida de pessoas que moram fora do seu país de origem e ao longo da minha jornada como mulher (que mora fora do Brasil) e como coach de mulheres que moram foram do Brasil venho observando que é importante ter ou desenvolver algumas atitudes e comportamentos específicos com o objetivo de encarar essas mudanças como oportunidades e não como obstáculos.

Mais uma vez te convido a mergulhar em uma jornada interna, pessoal e transformacional.

Peço que você reserve um tempo, um lugar apenas para se dedicar as reflexões que seguem. Lembre-se que estamos sempre procurando as respostas e soluções em todos os lugares fora de nós, mas as respostas se encontram na sua alma, em você mesmo.

Dentro de nós estão as respostas

para todas as perguntas que podemos fazer.

Você não tem idéia de quanto é sábio! Louise Hay

Encontre um espaço confortável e tranquilo e desligue seu celular. Use um incenso ou óleos aromáticos para adicionar uma fragrância que traga conforto e paz para o ambiente. Coloque uma música relaxante e prepare um chá de ervas, caso deseje.

5 passos para lidar com as mudanças de forma positiva e transformar obstáculos em oportunidades

IMG_22341. Esteja presente e consciente.

“As soluções sempre aparecem quando saímos do pensamento

e ficamos em silêncio, absolutamente presentes, ainda que seja só por um 

instante” – Eckhart Tolle

Mais uma vez o ato de estar presente e em contato com os seus sentimentos te ajudará a identificar melhor quais os obstáculos emocionais que estão presentes, você será capaz de avaliar com mais clareza o motivo pelo qual essa mudança na sua vida causa esses sentimentos específicos e descobrirá como transformá-los.

Para te ajudar nesse processo, eu criei esse exercício abaixo:

Pegue uma folha de papel, e divida ela em duas colunas.

  • Na primeira coluna escreva o título: Dificuldades, medos e desconfortos.
  • Na segunda coluna escreva o título: Oportunidades
  • Fique em silêncio, respire profundamente, e sinta, de uma forma introspectiva comece a escrever tudo que vem em sua cabeça, de uma forma livre, sem julgamento.

Confira abaixo um exemplo de um caso de mudança de cidade ou país:

pastedGraphic.png

2. Defina suas intenções

Agora você já sabe quais as oportunidades que você tem por conta dessa mudança na sua vida, reflita sobre elas e defina as suas intenções.

Em Sanskrito é chamado Sankalpa, que é uma afirmação interior, resolução interior, propósito, muito usada nas tradições vedicas como o yoga.

Elabore o seu sankalpa, forme uma frase curta e positiva afirmando a sua intenção, coloque em algum lugar visível, leia e repita mentalmente  todos os dias, quantas vezes quiser. Você também pode ler o sankalpa antes de dormir, ao acordar ou durante a sua prática meditativa.

3. Desapegue-se

“Devemos estar dispostos

 a nos desapegar da vida 

que planejamos para 

poder viver a vida 

que nos espera”.

Joseph Campbell

Aqui falo sobre dois tipos de desapego:

Primeiro, muitas vezes estamos tão apegados, presos à pessoas, lugares, planos e situações que não nos servem mais, com isso deixamos passar oportunidades reais de termos uma vida mais feliz e mais significativa. Como já falamos, a natureza da vida e impermanência, precisamos nos desfazer do antigo, do que não nos serve mais para podermos abrir espaço para o novo.

Muitas de nós ficamos apegadas às coisas antigas que não nos servem mais, um segundo tipo de apego é quando nos apegamos à pessoas queridas, amigos verdadeiros, familia , situações e memórias maravilhosas, que nos fazem bem e por algum motivo temos que mudar, nesse caso é importante internalizar a verdade de que vocês estao juntos, mesmo que estejam distantes geograficamente, mesmo que você não faça mais parte do dia a dia daquela pessoa, ou daquele grupo, se for verdadeiro, vai continuar existindo. Acredite e nutra essas relações, sem precisar se apegar à elas.

4. Abra mão do controle e seja flexível

Após você definir suas intenções para essa nova jornada/momento, a prática do desapego é de extrema importância para que você consiga abrir mão de todo o controle e se tornar flexível.

Agora é preciso colocar de lado a necessidade de controlar todos os passos,  o que vai acontecer…

A mudança não possuí uma regra fixa, é importante traçar um objetivo, ter uma intenção, mas é impossível controlar como as coisas irão ocorrer. É também muito importante ser flexível, pois muitas vezes você se apega tanto ao seu plano, ao seu objetivo que deixa algumas oportunidades maravilhosas passarem diante de seus olhos.

O ato de ser flexível, faz com que você tenha soluções mais criativas e também ajuda com que você esteja intimamente ligado com o quão disposta você está para receber algo novo.

5. Se entregue e acredite.

Esse quinto passo, talvez seja o mais importante de todos, se você se entrega, acredita que tudo vai dar certo, não importa as circunstâncias, pessoas ou os lugares, você está criando a sua realidade de uma forma consciente e positiva. Se entregue para o novo e acredite que tudo será maravilhoso!

Sei que para algumas pessoas alguns desses comportamentos/atitudes acontecem de uma forma natural, ela é espontaneamente flexivel, ou naturalmente se entrega e acredita que tudo vai da certo, mas a boa noticia é que mesmo que você não tenha essa atitude, você pode desenvolver.

Reserve sempre um tempo para você, e lembre-se que você tem as respostas e está criando a sua própria realidade.

Bom, agora é a sua vez! Você tem algum segredo, atitude, comportamento ou mindset que te ajuda nos momentos de mudança em sua vida?  Compartilhe aqui na página para você poder ajudar mais pessoas a viver as mudanças de forma positiva e transformar obstáculos em oportunidades.

Se você possuir alguma pergunta ou alguma sugestão para que eu aborde nessa coluna, favor enviar um email para tamara@tamaralopes.net

“No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade”.

Albert Einstein

Com Gratidão e Amor.

Até a próxima,

Tamara Lopes

Tamaralopes.net

tamra (1 of 1)

 

 



Categories: Ajude quem precisa, seja voluntário!, brasileira, Brasileira imigrante, Brasileiros em Los Angeles, Brasileiros em Orange County, Brasileiros em San Diego, Brasileiros no Mundo, Comunidade, Consulado geral Do Brasil em los Angeles, Coração da imigrante, Eu, brasileira, Uncategorized, Vivendo no Sul da Califórinia

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: