8 perguntas para te ajudar a descobrir os sentimentos que estão por trás das suas escolhas como imigrantes na Califórnia

Como já falei, essa coluna é para brasileiras que vivem no exterior e a proposta é orientar, inspirar e oferecer ferramentas e recursos de práticas integrativas, holísticas e transformacionais para se adaptar melhor e ter uma vida mais significativa e mais feliz. Esta coluna é para você aprender e conhecer melhor a si mesmo, despertar e se reconectar com sua essência, abraçar as possibilidades de mudança, dar sentido à sua vida, e ser o criador de seu próprio destino e de sua realidade.

Um aspecto que eu considero essencial nesse processo de adaptação é achar e identificar sentimentos e pensamentos em relação a sua situação particular e seu processo de autodescoberta. Quais são os sentimentos e emoções que estão por trás de sua experiência ou situação atual? Quais as experiências anteriores que são similares as que você esta vivendo agora? O que você mais teme em relação à sua experiência, nesse momento? É importante olhar profundamente e com cuidado e identificar exatamente os sentimentos que estão por trás, escondidos.

Será que e alegria? Solidão? Saudade ? Ansiedade? Medo?

O conhecimento de suas emoções e sentimentos te ajudará a identificar melhor as causas, e portanto, você será capaz de avaliar com mais clareza se esses sentimentos estão funcionando em seu benefício, ao seu favor, ou se estão impedindo o seu progresso de adaptação, empoderamento e felicidade.

Como uma maneira de lhe ajudar nesse processo, abaixo estão algumas questões que elaborei que serão essenciais para você entender como suas emoções é um dos fatores determinantes na criação da sua realidade.

Vamos lá:

Primeiro, pegue um caderno e uma caneta. Encontre um espaço confortável e tranquilo e desligue seu celular. Use um incenso ou óleos aromáticos para adicionar uma fragrância que traga conforto e paz para o ambiente. Coloque uma música relaxante e prepare um chá de ervas, caso deseje.

Então, responda essas perguntas abaixo, isso levará em torno de 10 ou 20 minutos.

Se sente confortavelmente. Feche seus olhos e respire fundo várias vezes. Sinta seu corpo relaxar e deixe o aroma do quarto lhe envolver em um casulo confortável de paz e felicidade. Foque sua atenção na sua respiração. Depois de alguns minutos, abra seus olhos e responda calmamente as questões a seguir escrevendo as primeiras palavras que veem em sua mente. Não pense muito sobre as respostas, não julgue, apenas deixe fluir.

 

  1. Nessa minha jornada no exterior, qual é a principal e maior dificuldade que estou enfrentando no momento?
  2. Como eu me sinto em relação a ela?
  3. Qual é o aspecto mais interessante e positivo que estou vivendo?
  4. Como eu me sinto em relação a ele?
  5. Qual é o aspecto mais difícil e frustrante que estou vivendo?
  6. Que palavras podem ser usadas para descrever os sentimentos que tenho agora?
  7. O que na minha vida pessoal no passado ou presente, pode estar causando esses sentimentos?
  8. O que posso fazer hoje, aqui e agora para transformar de uma forma positiva essa situação?

 

Uma vez que você acabar, leia e analise o que você escreveu.

Esses sentimentos estão te servindo de uma forma positiva?

Eles estão te ajudando no seu processo de adaptação e transformação,  ou estão dificultando?

Você conseguiu visualizar alguma solução? Ou, talvez, todas as suas respostas tenham sido positivas.

Bem espero que esse exercício tenha te ajudado no seu processo de autoconhecimento e tenha despertado em você a vontade de ser feliz e de ver nas dificuldades possibilidades de autoconhecimento, crescimento e transformação.

Vamos criar juntos uma comunidade vibrante, criativa e inspiradora! Será uma honra ter você como parte dessa jornada! Espero ver todos vocês aqui a principio uma vez por mês!

Até nosso próximo encontro!

Com amor e gratidão,

Tamara Lopes



Categories: brasileira, Brasileira imigrante, Brasileiros em Los Angeles, Brasileiros em Orange County, Brasileiros em San Diego, Comunidade, Coração da imigrante, Eu, brasileira, Uncategorized

Tags: , , , , , , , , , , , ,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: